Outubro Rosa

Exposição Simplesmente Amor

Vários são os meios utilizados para alcançar, a cada ano, patamares maiores de consciência entre as mulheres sobre a importância do monitoramento da sua saúde. Combater o câncer de mama consiste em informar a população e fomentar a educação em saúde, alertando sobre a relevância do diagnóstico precoce e sobre as opções de tratamento. E uma exposição fotográfica é uma importante ferramenta para uma campanha educativa.

A exposição Simplesmente Amor retrata oito (8) mulheres que tiveram em comum o diagnóstico de câncer de mama e que conseguiram reconstruir a autoconfiança, autoestima e força para viver. A abordagem é motivacional, pois apresentamos uma mensagem focada na recuperação e superação. Queremos mostrar que o câncer de mama não é o fim, mas o início de um novo viver, em que a mulher se enche de fé, luta e recomeça a vida com determinação.

O tema da exposição é o autoabraço, o autocuidado, o amor-próprio. São mulheres que se amam, se cuidam e são empoderadas a partir da informação sobre a doença e o tratamento que realizaram. Incentivamos que a mulher se aproprie dessa informação para debater com o seu médico o tratamento mais adequado e eficiente para salvar a vida dela. Que ela, simplesmente, se ame!

A exposição Simplesmente Amor foi idealizada em dois formatos para que possa ser exibida simultaneamente em mais de um local, alcançando, assim, um público maior. O formato quadro será exibido no Espaço Senado Galeria no Senado Federal e o formato totem será exibido no Palácio do Buriti e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

São 10 fotos de cada formato da exposição, sendo: 08 fotos editorial de moda de mulheres diagnosticadas com câncer de mama, 01 foto com texto de abertura da exposição e 01 foto com logomarcas e ficha técnica.

Cronograma

01 a 15 de outubro – Salão Branco do Palácio do Buriti (sede do Governo do Distrito Federal). Haverá abertura dia 04/10 às 16:00

18 a 29 de outubro – Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Não haverá abertura, em virtude do acesso restrito às dependências do local.

04 a 29 de outubro – Espaço Senado Galeria do Senado Federal. Não haverá abertura, em virtude do acesso restrito às dependências do local.

Patrocínios e parcerias:
Apoio/patrocínio: Roche e Secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal.

Apoio Institucional: ProMul – Procuradoria Especial da Mulher no Senado, Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, Frente Parlamentar Mista da Saúde, Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal e FEMAMA.

Projeção

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, quando a fundação distribuiu um laço cor de rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Posteriormente, surgiu a ação de iluminar com a mesma cor os monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc..

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Congresso Nacional é considerado o maior símbolo da capital do Brasil, além de um ícone do país. Para fortalecer a pauta do câncer no Congresso Nacional e chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde da mulher, iremos fazer uma projeção de fotos da exposição Simplesmente Amor e de dados nas torres do Congresso Nacional, proporcionando informação para a população sobre a doença e estimulando as mulheres a se cuidarem, passando uma mensagem positiva, que valorize a saúde e a vida.

As frases a serem projetadas são:

Outubro Rosa;
Luta contra o câncer de mama;
1 em cada 12 mulheres terá câncer de mama;
66 mil mulheres serão diagnosticadas em 2021;
95% de chance de cura se descoberto cedo;
Segunda causa de morte em mulheres;
Faça o diagnóstico precoce;
Fique atenta aos fatores de risco;
40% dos cânceres diagnosticados são avançados;
Conheça seu subtipo molecular de câncer de mama.

Cronograma

19 de outubro – das 19:00 às 22:00.

Patrocínios e parcerias:

Apoio/patrocínio: Novartis

Apoio Institucional: ProMul – Procuradoria Especial da Mulher no Senado, Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, Frente Parlamentar Mista da Saúde, Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Secretaria de Estado da Mulher do DF e FEMAMA.